O Exame Citogenético do tipo Cariótipo de Sangue Periférico com Banda G é uma foto dos cromossomos do DNA humano, os quais são responsáveis por armazenar as informações genéticas de cada indivíduo. Esse exame é indicado para o estudo de abortos por repetição, malformações congênitas, atraso de desenvolvimento sexual, atraso de desenvolvimento neuropsicomotor, atraso no crescimento, amenorreia, retardo mental, déficit intelectual, infertilidade e também na investigação de síndromes genéticas e anomalias cromossômicas.
Este exame não identifica pequenas alterações cromossômicas e mutações gênicas. Outra questão é que o cariótipo normal não exclui o mosaicismo de baixa frequência.
Síndromes investigadas:
- Síndrome de Down
- Síndrome de Edwards
- Síndrome de Jacob
- Síndrome de Klinefelter
- Síndrome de Patau
- Síndrome de Turner
- Síndrome do Triplo X
Para realização desse exame não é necessário jejum, caso o paciente esteja fazendo uso de antibióticos comunicar o laboratório pois alguns medicamentos podem interferir no cultivo celular. A amostra é de sangue venoso.
Método: É realizada a cultura temporária de linfócitos, analisados numérica e estruturalmente utilizando a técnica de bandeamento G numa resolução de 400-550 bandas.
Algumas indicações clínicas necessitam da contagem ampliada de células, nesses casos serão analisadas 50 ou 100 células a critério do laboratório ou do médico solicitante.
Exames Citogenéticos VitaGene:
- Exame Cariótipo de Sangue Periférico com Banda G
- Exame Cariótipo de Pele Com Banda G – CTP (Fibroblastos)
- Exame Cariótipo de Sangue Fetal com Banda G (Cordocentese)
- Exame Cariótipo de Vilosidade Coriônica
- Exame Cariótipo de Líquido Amniótico (Amniocentese)
- Exame Cariótipo de Restos Ovulares com Banda G (Material de Aborto)
- Exame Cariótipo de Sangue Periférico para Doenças Hematológicas
- Exame Cariótipo de Medula Óssea com Banda G