O Exame Citogenético do tipo Cariótipo de Vilosidade Coriônica é complementar ao pré-natal. Esse consiste na obtenção de tecido trofoblástico fetal, das células da placenta em desenvolvimento e permitirá identificar alterações cromossômicas precocemente, relacionadas às trissomias, monossomias e alterações nos cromossomos sexuais.
Este exame é indicado nos casos de transluscência nucal alterada, rearranjo cromossômico nos pais, idade materna avançada (acima de 35 anos), alterações morfológicas no ultrassom, abortos de repetição, risco aumentado para anomalia cromossômica na triagem pré-natal de primeiro trimestre (risco para o feto), antecedentes familiares ou filho anterior com malformação congênita e/ou cromossomopatia ou exame não invasivo alterado.
A coleta deve ser realizada entre a 11ª e a 14ª semana de gestação e só pode ser feita por especialistas em clínicas de medicina fetal ou em hospitais. A coleta será realizada por via transcervical ou transabdominal. Por ser um exame invasivo apresenta 1% de risco de aborto, risco de infecção intra-amniótica e risco de contaminação com o sangue materno.
Principais doenças relacionadas:
- Síndrome de Cri du Chat
- Síndrome de Down
- Síndrome de Edwards
- Síndrome de Klinefelter
- Síndrome de Patau
- Síndrome de Turner
Exames Citogenéticos VitaGene:
- Exame Cariótipo de Sangue Periférico com Banda G
- Exame Cariótipo de Pele Com Banda G – CTP (Fibroblastos)
- Exame Cariótipo de Sangue Fetal com Banda G (Cordocentese)
- Exame Cariótipo de Vilosidade Coriônica
- Exame Cariótipo de Líquido Amniótico (Amniocentese)
- Exame Cariótipo de Restos Ovulares com Banda G (Material de Aborto)
- Exame Cariótipo de Sangue Periférico para Doenças Hematológicas
- Exame Cariótipo de Medula Óssea com Banda G